Informes

Notícias

Websérie dirigida por Nachbin discute soluções para capital da poluição

O inverno transforma Ulan Bator na capital mais poluída do mundo. Quando o repórter Luís Nachbin lá esteve pela primeira vez, em 1998, era uma pacata cidade de 700 mil habitantes instalada num vale da Mongólia. Ao voltar, 20 anos depois, encontrou uma “metrópole caótica, com engarrafamentos enormes” e 1,7 milhão de moradores – a  maioria sem acesso a energia elétrica ou gás encanado.

 

“Para não morrer de frio no inverno super rigoroso, os mongóis queimam carvão, que é farto e barato, ou pneu, plástico, e o que mais encontrarem. A cidade vira uma espécie de bolha de fumaça durante os meses mais frios, com média de 30 graus negativos”, conta o jornalista, também professor de Comunicação na PUC-Rio.

 

Somadas a primeira incursão em Ulan Bator, para uma série do Esporte Espetacular, e a segunda, em 2019, convertida num documentário exibido no Fantástico, Nachbin acumulou 20 horas de imagens e entrevistas. O acervo desdobra-se na recém-lançada websérie Data Science is in the Air.

 

Roteirizada e codirigida por Nachbin, a produção discute como modelos matemáticos criados pela Universidade de Bath (Reino Unido), em parceria com instituições da Mongólia, ajudam a enfrentar dois dramas de Ulan Bator: Covid-19 e poluição extrema. O jornalista lembra como nasceu a ideia:

 

“Um professor da Universidade de Bath, Andreas Kyprianou, viu o documentário no Fantástico, e me convidou para desenvolver a série.  Ele se empolgou ainda mais quando soube que eu estivera na Mongólia em 1998, filmando para o Esporte Espetacular”.

 

Diretor do Instituto de Inovação Matemática (IMI) na Universidade de Bath, Andreas Kyprianou encantou-se pela riqueza documental construída por Nachbin. Um painel das transformações que aprofundam a crise ambiental de Ulan Bator.

 

“Dos 90 países em que filmei até hoje, a Mongólia está entre os meus cinco favoritos.  Lá boa parte da população ainda vive de forma nômade. Viajar pelo interior é uma viagem no tempo absurdamente interessante. A capital, porém, se vê diante de um problema urgente a ser resolvido”, ressalta o documentarista.

 

Dividida em cinco episódios de seis minutos, a websérie ilumina o desafio ambiental de Ulan Bator e perspectivas para superá-lo.  A versão inglês vai circular pelas mídias online da Universidade de Bath. Já a versão em mongol será exibida, em rede nacional, por uma televisão daquele país.

   

Abaixo, os links da produção documental de Nachin no Fantástico e os conteúdos disponíveis, por ora, da websérie Data Science is in the Air.  

 

Mongólia, Fantástico (2019), 12 minutos

https://vimeo.com/332257261

 

Trailer da websérie:

https://youtu.be/ya3kAHCmDvA

 

Duas versões do primeiro episódio:

 

https://youtu.be/8SD-8FEfy2E (English) 

 

https://youtu.be/jBBBy9wQ3pg (Mongolian)


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br