Produtor Rodrigo Teixeira lembra casos de sucesso e discute rumos do cinema

O produtor Rodrigo Teixeira, fundador da RT Features, vai conversar com estudantes da Comunicação na próxima segunda (20), às 11h, na sala K102. Um das principais referências da produção cinematográfica brasileira, Teixeira vai contar passagens da sua experiência profissional, detalhar casos de sucesso e discutir rumos do audiovisual. Mediado pelo professor Pedro Henrique Ferreira, o encontro compõe a aula aberta de Cinema Brasileiro.

Criador da RT Features, Rodrigo Teixeira esteve à frente de longas como O cheiro do ralo, Tim Maia, Alemão, Heleno, Abismo orateado e O Animal Cordial. No mercado internacional, produziu os premiados Me chame pelo seu nome, Frances Ha, Love e A bruxa. Ele integra, desde 2016, a Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

A produção de Me chame pelo seu nome foi indicado ao Globo de Ouro e disputou quatro estatuetas no Oscar 2018. Arrebatou a estatueta de melhor roteiro adaptado.

Em 2018, Teixeira emplacou três filmes indicados ao Independent Spirit Awards, principal premiação do cinema independente americano: Call me by your name, foram indicados Patti Cake$ e A ciambra. Exibida no Festival de Cannes em 2017, A ciambra foi a primeira produção em parceria com o diretor Martin Scorsese, por meio da Sikelia Productions, selo que financia filmes de cineastas emergentes em todo o mundo.

O ano de 2019 revelou-se igualmente iluminado para o produtor brasileiro. Três filmes de Teixeira foram selecionados para o Festival de Cannes daquele ano, incluindo A vida invisível, dirigido por Karim Aïnouz, vencedor do prêmio Un Certain Regard e escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2020; The Lighthouse, do diretor Robert Eggers, estrelado por Robert Pattinson e Willem Dafoe, vencedor do prêmio da crítica internacional FIPRESCI; e Port Authority, de Danielle Lessovitz.

De quebra, Rodrigo Teixeira estreou no Festival de Veneza com os longas The wasp network, dirigido por Olivier Assayas e estrelado por Wagner Moura; e Ad Astra, ficção científica dirigida por James Gray e protagonizada por Brad Pitt.