Memória e audiovisual regem a Aula Inaugural do semestre

A jornalista e historiadora Ana Paula Goulart, professora da Escola de Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO - UFRJ), vai proferir a Aula Inaugural do Departamento de Comunicação deste semestre, no próximo dia 8, às 11h, na sala K 102. Ela vai abordar o tema "Comunicação, audiovisual e memória".  A aula inaugural também terá transmissão ao vivo.

Formada em Jornalismo e em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Paula é doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, na qual coordenou o curso de Jornalismo, entre 2004 e 2008, e o Programa de Pós-Graduação, de 2013 a 2015. Redatora do livro "Jornal Nacional: a notícia faz história", ela assina publicações como "Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50" e "Televisão e memória: entre testemunhos e confissões", esta em coautoria com o também professor e pesquisador Igor Sacramento.

Também com Sacramento, Ana Paula organizou os livros "História da Televisão no Brasil" e "Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia". A palestrante assina várias outras coletâneas, como "Mídia e memória", com Lúcia Ferreira; "Comunicação e História", com Micael Herschmann.

Dona de uma vasta trajetória acadêmica, Ana Paula Goulart coordena os grupos de pesquisa Mídia, Memória e Temporalidades; e Memória nas Mídias, da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), além da equipe carioca do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel). É fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação (Rememora), da Rede Latino-americana de História da Mídia (ReLahm) e da rede brasileira de pesquisadores Historicidades dos Processos Comunicacionais. Integra ainda a International Media and Nostalgia Network (IMNN).