Discentes discutem seus projetos em encontro do PPGCOM

Com a mesa de abertura intitulada “A Interdisciplinaridade na Comunicação”, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio organizou de 28 a 30 de setembro o Primeiro Encontro de Discentes do PPGCOM PUC-Rio. A mesa teve mediação do Coordenador de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Arthur Ituassu, e foi formada por Everardo Rocha, professor titular do Departamento, e Vera Follain de Figueiredo, professora do PPGCOM. Ao longo de três dias de programação, dividida em quatro rodas de conversa, discentes do Programa tiveram oportunidade de discutir seus temas de pesquisas. A iniciativa do encontro foi dos próprios estudantes.

Na abertura do evento, o professor Everardo Rocha recorreu à sua trajetória interdisciplinar para apresentar sua visão da Comunicação por meio de um viés antropológico, com ênfase na Antropologia do Consumo.

“Dentro da comunicação há uma grande quantidade de disciplinas, livros, linhas de pesquisas, artigos, etc. A comunicação reinventa o que os antropólogos chamam de Antropologia do Consumo”, afirmou Everardo.

O professor destacou a questão da história cultural do consumo na narrativa publicitária. Ele considerou que já cabe um projeto de pesquisa acerca da comunicação desde o fim dos anos 1960 até hoje, como forma de se analisar como o campo se desenvolveu. Como exemplo, ele lembrou a interdisciplinaridade da comunicação.

“Grandes autores são os mesmos nos campos da antropologia e da comunicação. Uma tese defendida na comunicação poderia ser defendida em instituições como o Museu Nacional”, afirmou Everardo, ao destacar uma referência no campo da Antropologia.

Por sua vez, a professora Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Doutora em Letras, ressaltou que embora nunca tenha refletido sistematicamente sobre o campo comunicacional, trabalha numa perspectiva interdisciplinar na comunicação.

“Não tem como lutar contra a interdisciplinaridade uma vez que, há dez anos, trabalhos publicados na COMPÓS contam com filósofos, antropólogos, sociólogos, etc. Interdisciplinaridade é característica do campo comunicacional”, disse Vera.

Em relação às pesquisas, o mediador do encontro, Arthur Ituassu, apontou uma discussão na área da comunicação em torno do fato de que pesquisadores brasileiros citam mais colegas estrangeiros do que seus próprios pares. A questão mereceu comentário da professora Vera Figueiredo:

“Existe uma cultura do colonizado que permanece e essa cultura é subalterna ao colonizador, mesmo quando seu país não é mais colônia. É o que o autor peruano Quijano chama de colonialidade. Ela se manifesta em vários aspectos da vida dos povos que foram colonizados, inclusive no saber”, explicou Vera.

O encerramento do encontro ocorreu com um coquetel no fim da tarde dia 30.