CinePUC exibe preciosidades de Godard

Expoente da nouvelle vague, Jean-Luc Godard conduz a programação de outubro do CinePUC. A mostra organizada por alunas e alunos de Cinema da PUC-Rio exibe, sempre às segundas, na sala K102, às 17h, preciosidades do diretor franco-suíço morto mês passado, aos 91 anos – desde Viver a vida, de 1962, até Auto-retrato de dezembro, de 1994. As exibições são acompanhadas de debates.

Os filmes instigam discussões plurais. Estendem-se dos formatos narrativos, por exemplo, ao diálogo entre o cinema de Godard e o contemporâneo. Seguem, de certa maneira, o legado provocador que marca a trajetória do mestre e doura seu o valor histórico. Para a professora Patrícia Machado, uma das apoiadoras da mostra, prevalece o intercâmbio de ideias, visões de mundo, reflexões:

“O interessante é que um projeto pensado efeito pelos alunos e para os alunos. Eles cuidam da curadoria dos filmes à escolha dos debatedores. É um espaço de trocas, encontros. Amplia reflexões além da sala de aula. Uma oportunidade com qual eles constroem conjuntamente um repertório cultural, simbólico, cinematográfico”.

Patrícia destaca também como a iniciativa contempla os desejos de experimentar o campus depois da quarentena imposta pela pandemia:

“Além de tudo, o projeto se alinha à inclinação de alunos e alunas a, passado o período remoto, vivenciarem ao máximo a universidade, o estar-junto, a partir do cinema, com os colegas que também amam o cinema”.

Programação CinePUC

3/10 – Viver a vida (1962, 84 minutos)

10/10 – Pierrot Le Fou (1965, 110 minutos)

17/10 – Week-end à francesa (1967, 104 minutos)