Roteirista conta criação da série inspirada em livro de Caco Barcellos

A relação entre jornalismo, litetarura e audiovisual se expande com o avanço do streaming. Desta triangulação nasceu Rota 66: a política que mata. Inspirada no livro homônimo do jornalista Caco Barcellos, que denuncia abusos de autoridade e assassinatos cometidos por policiais entre 1970 e 1990 na capital paulista, a série lançada em novembro na Globoplay tem a caligrafia de Maria Camargo. A autora e roteirista vai contar aos estudantes bastidores da criação, na próxima sexta (4), a partir das 11h, na sala K 102.

O encontro integra as Conversas em Série. Organizadas pelo professor Sérgio Mota, reúnem diretores, produtores, roteiristas, atores, realizadores à frente de séries brasileiras relevantes, nos canais de streaming.

Formada em Cinema pela PUC-Rio, Maria Camargo é autora também das séries Assédio e Dois Irmãos, finalistas do Prêmio APCA de Dramaturgia em 2017 e 2018, respectivamente. Em 2019, roteirizou, com Bárbara Paz, o longa-metragem Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e Dizer: Parou, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Veneza e pré-candidato brasileiro ao Oscar.

Maria adaptou para o audiovisual obras de Clarice Lispector, Milton Hatoum, Ana Maria Gonçalves. É co-roteirista do filme Nise, o Coração da Loucura e supervisora de dramaturgia de duas séries atualmente em finalização para o Globoplay: Flordelis: Questiona ou Adora e Fim, baseada no livro homônimo de Fernanda Torres. Ela escreveu ainda episódios das séries Ilha de Ferro e Correio Feminino e do programa Por Toda a Minha Vida. Também foi colaboradora da telenovela Lado a Lado, vencedora do prêmio em 2013.

A convidada roteirizou e dirigiu os curta-metragens premiados Se meu pai fosse de pedra e O coração às vezes para de bater. E publicou os livros Dois Irmãos: Roteiro da série (Cobogó), O medo e o mar (Cia das Letras) e Preciosas Coisas vãs Fundamentais (BEI). É consultora do Projeto Paradiso e do Laboratório de Roteiro Novas Histórias (SESC/SENAC SP).