Parceria com ABI será anunciada em evento sobre questões raciais no esporte

Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, o Departamento de Comunicação vai sediar, no próximo dia 17 de novembro, de 9h às 13h na Sala K102, o evento interdisciplinar Jornalismo Esportivo, Sociedade e Racismo. O objetivo é promover um debate sobre as questões raciais na sociedade e no jornalismo esportivo. Organizado em conjunto pelos Departamentos de Comunicação e Ciências Sociais, o evento contará também com a presença de representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A coordenação será da professora Carla Siqueira, do Departamento de Comunicação, e de Leandro Carvalho, doutorando do curso de Ciências Sociais da Universidade.

Para a professora Carla Siqueira, o esporte, sobretudo o futebol, é uma dimensão fundamental da sociedade e bastante revelador sobre quem somos. Nesse sentido, em sua avaliação, o seminário tem como objetivo “pensar como o ambiente esportivo muitas vezes é impactado pelo racismo da sociedade brasileira e qual o papel do jornalismo na superação desse problema”. Por esse motivo, foram convidados profissionais do esporte e do jornalismo, além de pesquisadores do tema.

O encontro marcará o lançamento simbólico da parceria entre o Departamento de Comunicação da PUC-Rio e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) – representada por sua recém-criada Comissão de Igualdade Étnico-Racial – e que será implementada a partir de 2023 por meio de um Acordo de Cooperação. Estas iniciativas vão contemplar atividades conjuntas e participação da entidade em cursos voltados para extensão universitária no âmbito do Departamento de Comunicação, que estará representado pelo coordenador do curso de Jornalismo da PUC-Rio, professor Leonel Aguiar. Na avaliação do Presidente da Comissão, o jornalista Marcos Gomes, “o acordo permitirá que a ABI desenvolva ações para o enfrentamento à discriminação racial e que, ao mesmo tempo, promova o pensamento crítico do estudante, além de fortalecer a agenda de Direitos Humanos.

O evento será dividido em duas mesas temáticas:

9h, Mesa 1: Jornalismo esportivo e racismo

Participantes:

Paulo César Vasconcellos: Jornalista há 47 anos, passou pelos veículos Luta Democrática, Última Hora, Jornal do Brasil, Rádio Nacional, O Globo e ESPN. Cobriu dez Copas do Mundo e onze Olimpíadas. Foi chefe de redação da Editoria Rio da TV Globo e desde 2005 está no SporTV, onde hoje é comentarista.

Pedro Moreno: Comentarista esportivo dos Canais Globo, graduou-se em jornalismo pela PUC-RIO em 2012. Está na TV Globo desde 2011, quando chegou ainda como estagiário. Desde então, passou pelas áreas de produção, edição e coordenação de transmissões ao vivo, até se tornar comentarista. Entre as principais coberturas estão duas Copas do Mundo, três Olimpíadas, Campeonatos Mundiais de variadas modalidades, além de inúmeras decisões de Libertadores, Copa do Brasil, Copa América e Campeonato Brasileiro.

Eliana Alves Cruz: Jornalista, escritora e colunista do UOL Esporte. Foi chefe do Departamento de Imprensa da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos e vice-presidente do Comitê de Mídia da Federação Internacional de Natação (FINA). Participou de três Olimpíadas, vinte Campeonatos Mundiais e inúmeros eventos nacionais ligados ao esporte aquático, sendo também responsável pelo site www.blacksportclub.com.br, voltado para o resgate da presença negra no esporte.

Roberto Falcão: Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Trabalhou no Jornal do Brasil e no diário Lance!, entre outros periódicos. Atuou como gerente na área de Imprensa em comitês organizadores de megaeventos (Jogos Pan-americanos Rio 2007, Copa do Mundo Brasil 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016) e foi gerente de Comunicação na Confederação Brasileira de Voleibol. É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

Mauro Silveira (Mediação): Mestre em História, Bens Culturais e Políticas Sociais (CPDOC/FGV), é jornalista com passagens pelos jornais O Dia, Jornal do Brasil, O Globo, além das rádios JB, CBN e BandNews. É professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

11h, Mesa 2: Futebol, sociedade e racismo

Participantes:

Jayme de Almeida: Técnico de futebol, foi jogador de vários times nas décadas de 1970 e 1980, como Flamengo, Botafogo e São Paulo. Foi técnico do Flamengo, da Desportiva Ferroviária, do Iraty e do CFZ-RJ. Entre os títulos conquistados, a Copa do Brasil, como treinador do Flamengo, em 2013.

Leandro Carvalho: Historiador, doutorando de Ciências Sociais na PUC Rio e diretor da websérie da TV Flu Herdeiros de Chico Guanabara, sobre as questões raciais na história do Fluminense.

Ricardo Pinto dos Santos: Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisador do Laboratório de História do Esporte e do Lazer da UFRJ.

Olívia Hirsh (Mediação): Professora de Antropologia do quadro complementar do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Doutora e mestre em Ciências Sociais pelo PPGCIS PUC-Rio. É uma das coordenadoras da pós-graduação em História e Cultura Afrodescendente da CCE e pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (Nirema).