Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio lança portal do LabJuX

O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio lança nesta sexta-feira, 18 de novembro, o Portal do LabJuX - Laboratório das Culturas Midiáticas das Juventudes, projeto financiado pelo CNPq e coordenado pela professora Claudia Pereira. No endereço labjux.com.puc-rio.br estarão reunidas pesquisas sobre as juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas. O projeto de Extensão Universitária tem como objetivo oferecer à sociedade um acervo sobre as juventudes e envolve a participação de mestrandos e doutorandos ligados ao programa de pós-graduação em Comunicação, além de mestres e doutores que já passaram pelo PPGCOM PUC-Rio e estudantes das graduações em Jornalismo e Estudos de Mídia.

A cultura do skate na cidade do Rio de Janeiro é uma das pesquisas que pode ser acessada no portal. Embora o esporte tenha recebido mais visibilidade com a inclusão e as medalhas conquistadas por atletas brasileiros nas Olimpíadas de 2021, desde 2016 os pesquisadores do LabJuX tem se dedicado a observar, do ponto de vista da Comunicação e das Ciências Sociais, como os skatistas se relacionam com a cidade do Rio de Janeiro e as representações coletivas a respeito desse grupo. O trabalho resultou na publicação, em 2020, do livro Skate 360o – rolés teóricos pelas ruas da cidade (Editora PUC-Rio).

No site, será possível acompanhar, ainda, algumas das ações desenvolvidas pelo LabJuX, como o Projeto RODAS – Rede de Organizações, Doadores e Ações Sociais de Skatistas – que além de impulsionar a criação de uma rede entre projetos sociais ligados à cultura do Skate, como o Instituto Ademafia e o CDD Skate Arte, entre outros, busca ampliar a visibilidade dessas iniciativas. Outra atuação do RODAS é encontrar caminhos de financiamento e sustentabilidade para os projetos, através de parcerias tanto com grandes empresas e instituições, quanto com pequenos comerciantes das localidades em que as atividades acontecem e seu entorno.

O site do LabJuX pode ser acessado aqui.