Cardápio vasto de disciplinas reforça formação plural

Alinhadas às dinâmicas do mercado, as graduações de Estudos de Mídia e Jornalismo distinguem-se por propiciar uma formação híbrida com mobilidade aos percursos universitários. A pluralidade se reflete num cardápio vasto e flexível de disciplinas disponíveis aos estudantes de Comunicação. Dele faz parte um amplo repertório de eletivas e optativas para o primeiro semestre de 2023, o qual reforça a integração com vários campos do saber – como informática, administração, direito e design –, com a experimentação e com o pensamento crítico. A matrícula pode ser agendada a partir de 5 de janeiro; e efetivada, no período de 9 a 13 de janeiro.

As opções extensas (veja as listas completas no fim do texto) favorecem percursos universitários flexíveis, ajustados às construções profissionais, às competências inovadoras, à qualificação multidisciplinar, às transformações e oportunidades do mercado de trabalho. Cada aluno ou aluna constrói um caminho próprio, com disciplinas articuladas à formação plural e à trajetória profissional. Este percurso pode ser montado com o auxílio de professores-tutores, ressalta a diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano. Ela acrescenta:

“Ampliamos a oferta de disciplinas para que os alunos de todos os currículos possam usufruir e escolher os assuntos e tópicos que desejam aprofundar e/ou experimentar. A proposta se estende a todos os currículos em vigência: Estudos de Mídia, lançado em um conceito mais híbrido e flexível; Jornalismo, reformatado a partir das diretrizes curriculares do MEC; e os currículos de 2005.”

A coordenadora de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, reforça a importância do repertório farto e flexível de disciplinas às trilhas profissionais em construção:

“Nossas alunas e nossos alunos podem construir as trilhas profissionais com autonomia sem abrirem mão da orientação acadêmica. Professoras e professores oferecem uma tutoria que ajudam na construção desses percursos, a partir da pluralidade de disciplinas optativas e eletivas."

Tais percursos favorecem a qualificação híbrida. Alinham-se também à experimentação e ao pensamento crítico indispensáveis à excelência da formação profissional, salienta o coordenador de Jornalismo, Leonel Aguiar.

O cardápio reúne disciplinas optativas, eletivas e obrigatórias. Elas variam de acordo com o currículo (novou ou antigo) da graduação à qual cada aluna ou cada aluno está filiado; e com o estágio (ciclo) em que se encontra no curso.

Optativas representam disciplinas temáticas de escolha livre para Estudos de Mídia, de acordo com as respectivas ênfases do curso (Publicidade e Comunicação CorporativaCinema e Audiovisual; e Comunicação e Tecnologia), e para Jornalismo. Já eletivas correspondem a disciplinas complementares de livre escolha.

Nesse variado repertório, estudantes ainda podem optar por obrigatórias de outros ciclos. Ou seja, podem antecipar disciplinas de ciclos mais adiantados.

Os três tipos de disciplinas – eletivasoptativas e obrigatórias de outros ciclos – estão disponíveis, embora em categorias distintas, para três grupos de estudantes: de Estudos de Mídiade Jornalismo (currículo 2021); e de Publicidade, Cinema e Jornalismo (currículo antigo, 2005).

Consulte aqui a relação completa das disciplinas para:

- Estudos de Mídia

- Jornalismo