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Executivos da Coca-Cola destacam casamento entre análise de dados, inovação e consumo

10/05/2023

O uso de dados ganha peso crescente para mapear o mercado e desenvolver e gerir inovações. O diganóstico de Gabriel Menezes e Nathalia Cavalcanti, executivos da Coca-Cola, conduziu o papo com estudantes das turmas de Laboratório de Publicidade e Tecnologia, os dias 26 e 28 de abril. Egressos do curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Rio, eles foram convidados pelo professor Marcos Barbato para orientar os alunos e as alunas no desenvolvimento do projeto final da disciplina (briefing, no jargão publicitário). 

Menezes e Nathalia contaram passagens da experiência profissional e destacaram a ciência de dados como um recurso essencial para inovar e apontar tendências de consumo. “Dados do nosso sistema e de outras empresas apontam que 40% das compras serão digitais”, exemplificou o gerente de E-Commerce da companhia.

A tendência, acrescentou ele, é impulsionada por consumidores latino-americanos: “A América Latina lidera e puxa a compra on-line". Segundo pesquisa realizada pela Retail X, os países da região estão aderindo fortemente ao comércio digital. 

Em meio a relatos dos dez anos de mercado, boa parte deles dedicada à gestão de relacionamento de consumo, Menezes e Nathalia enfatizaram ainda a importância da análise de dados para produzir e gerir inovações alinhadas com as demandas e com os valores simbólicos do público, determinnantes à decisão de compra. Campanhas publicitárias cuidam de articular os produtos a esses valores, realçados, por exemplo em reuniões familiares e datas festivas, ressaltaram os convidados.

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Texto de Rodrigo Silva


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