Roberta Bichara - conteúdo e referências. O que vocês tem na cabeça?

17/05/2023

A bagagem cultural e a experiência de vida inscrevem-se na criação publicitária. A redatora da agência WMcCAnn Roberta Bichara destacou essa influência no papo, em 15 de maio, com estidantes de Estudos de Mídia.

Convidada da professora Elaine Vidal, Roberta acredita que a "melhor forma de reter conhecimentos é vivendo". Sendo assim, ponderou ela aos alunos e às alunas, "todos os conteúdos que consumimos podem virar casos no mercado de marketing". Com mais de 15 anos de experiência profissional, Roberta Bichara também explicou como a condensação espaço-temporal derivada da internet favorece a liberdade de criação.

A redadota ainda comentou que cada vez mais a publicidade tem sinergia com o entretenimento. Cenário em que a "criação de músicas e filmes para vender uma marca é um bom caminho à contínua evolução das campanhas", acrescentou, exemplificando em seguida:

“Você se junta com uma marca para quebrar um paradigma social, por exemplo, com a criação de um Papai Noel negro em um programa de televisão. Ou se articula a um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo feminina, para vender batom, sem a necessidade de falar explicitamente da marca”.

Roberta também enfatizou a busca incessante da publicidade por inovação: "A característica humana de sempre querer progredir, romper barreiras, querer fazer o que não foi feito, é o que move a carreira".

De quebra, a profissional da WMcCAnn Bichara deu dicas para quem pretende ingressar na área. recomendou, entre outras sugestõs, aproveitar os trabalhos universitários para desenvolver e mostrar os processos criativos, e enriquecer o portifólio. “Não tenham medo, façam. Vocês sempre vão continuar evoluindo”, frisou.

___________

Texto de Camila Oliveira