Sobre o curso

Ênfases

Publicidade e Comunicação Corporativa

10/07/2023

Essa ênfase é voltada à capacitação de profissionais para cargos de planejamento, gestão, execução, controle e avaliação de projetos. Fundamenta a qualificação de analistas e consultores de Comunicação e de Publicidade com formação ampla, alinhados à complexidade do mercado contemporâneo e aos diferentes contextos midiáticos, culturais e sociais em disputa.

A ênfase sustenta-se em quatro subgrupos de disciplinas: Planejamento e Gestão; Estudos sobre Mídia e Consumo; Criação e Inovação; e Laboratório de Projetos de Extensão

• O núcleo de Planejamento e Gestão provê um olhar analítico, crítico e estratégico dos microambientes empresarial e institucional.
  • O de Estudos de Mídia e Consumo reúne disciplinas que promovem o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisas mercadológicas dirigidas à compreensão de fenômenos culturais e sociais contemporâneos.
  • O núcleo de Criação e Inovação apresenta oportunidades de práticas criativas publicitárias e multimídia.
  • Já o núcleo de Laboratório de Projeto de Extensão estabelece pontes entre o aluno, a sociedade e o mercado de trabalho, orientando-o a desenvolver um projeto de extensão universitária, alinhado à área de atuação profissional pretendida.

Conheça as disciplinas Optativas da Ênfase de Publicidade e Comunicação Corporativa:

Atenção: verifique no Manual de Matrícula as disciplinas que não serão oferecidas em 2024.1

O seu diploma de graduação será de Bacharel em Estudos de Mídia, e a ênfase que você escolher será registrada em um certificado que acompanha o diploma.

Como já falamos, você deve cursar 12 disciplinas Optativas de Ênfase à sua escolha, mas no mínimo seis delas precisam ser de uma mesma ênfase para que esta conste no certificado. As demais podem estar alinhadas aos seus interesses ou ao que fizer sentido dentro do percurso formativo que você deseja trilhar. O que não impede que você curse seis disciplinas em uma ênfase e mais seis em outra e obtenha certificado de ambas.

É possível até mesmo ultrapassar o número mínimo obrigatório de disciplinas de ênfase (12) e cursar seis matérias de cada uma delas para obter certificado no qual constem as três ênfases do curso.

Por exemplo:

- 6 PUB, 3 CTN e 3 CIN = 1 ênfase (Publicidade e Comunicação Corporativa)
- 6 PUB, 5 CTN e 1 CIN = 1 ênfase (Publicidade e Comunicação Corporativa)
- 6 PUB e 6 CTN = 2 ênfases (Publicidade e Comunicação Corporativa + Comunicação e Tecnologia)

Se quiser cursar as três ênfases, basta adicionar 6 disciplinas da ênfase desejada.