O projeto de extensão Nossas Memórias em História e Imagens

31/05/2023

Nascido no Departamento de Comunicação da PUC-Rio, o projeto de extensão Nossas Memórias em História e Imagens promoveu, com apoio da Universidade e o Edital IEAHU, oficinas de quadrinhos e curtas-metragens para 29 jovens moradores do Morro da Providência e da Rocinha. A partir das vivências dos adolescentes, as produções mostraram os arredores da favela mais antiga do país e da maior da América Latina, respectivamente.

Os resultados, expostos na formatura, em 19 maio, reforçam a aproximação crescente entre o Depertamento de Comunicação e as comunidades do Rio. Com o reconhecimento de professores, colaboradores e do reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., os jovens apresentaram, além dos quadrinhos, os dois curtas produzidos: Marcas da Saúde no Tempo, sobre a Revolta da Vacina; e O descaso total do Teleférico, sobre o abandono desse transporte na comunidade do Alemão.

Organizadas e ministradas pelo ilustrador e professor da PUC-Rio Miguel Mendes, o Mig, as oficinas de história em quadrinhos fundamentaram trabalhos feitos por alunos da Escola Municipal Francisco de Paula Brito, do NEAM PUC-Rio, e da Fundação Darcy Vargas, na Gamboa, onde foi realizada a segunda etapa da iniciativa. A cineasta e pesquisadora Ana Angel, mestranda no Programa de Pós-Graduação de Comunicação da PUC-Rio, e o aluno de Cinema Gabriel Guimarães cuidaram das oficinas de curtas.

Para o reitor, a iniciativa fortalece a relação da Universidade com o entorno, com a comunidade. Ele destacou também a importância de colocar os jovens como protagonistas: “A universidade não é um lugar só para ter aulas. É um encontro de saberes através das pessoas”, lembrou padre Anderson Pedroso.

Uma das artífices do Nossas Memórias em História e Imagens, a professora Alessandra Cruz da PUC-Rio ressalta o relevo interdisciplinar e colaborativo do projeto, da concepção ao desenvolvimento das produções. Ela lembra como surgiu a ideia:

“O nosso grupo de pesquisa, Narrativas da Vida Moderna na Cultura Midiática, liderado pela professora Tatiana Siciliano, diretora do Departamento de Comunicação, estava conversando havia um tempo sobre um trabalho de extensão. O professor Mig Mendes já tinha se colocado à disposição para fazer uma oficina de quadrinho. Falei com o Mig e com a professora Tatiana, e escrevemos o projeto pensando em oferecer as oficinas de quadrinho. Como era um projeto interdisciplinar, a gente buscou a parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura (ILER) e com o Departamento de História da PUC-Rio”.

Em meio à celebração do resultado final, o estudante da Fundação Darcy Vargas João Vitor da Conceição, de 17 anos, contou que, inicialmente, as aulas de criação de roteiro e direção de vídeo "foram difíceis". Acabaram recompensadas com o curta produzido e com o aprendizado conquistado, que vai "levar para o futuro, no mercado de trabalho".

O professor de cinema da Darcy Vargas Erick Cindra, enfatiza que o viés comunitário guiou a montagem das oficinas: “Optei por aulas voltadas para a análise do documentário, em função do retrato do próprio entorno da escola, que é muito rico. ”

Já o jovem Vinícius Almeida contou que a experiência nas oficinas de quadrinho, com o professor Mig Mendes, o fez conectar mais com seus estudos e pesquisas, além de descobrir novas histórias. Mig destaca o apoio universitário para consolidar o sonho de compartilhar, num projeto de extensão, o conhecimento e a experiência acumulados desde queem 1989, passou a colaborar profissionalmente com as histórias do Menino Maluquinho, icônico personagem de Ziraldo.

“Na oficina, a gente combinou com os participantes que cada um faria um projeto e ele seria publicado. Passei para os alunos o processo de história em quadrinhos, uma maneira de letrar as pessoas a produzirem o conteúdo de forma independente. Todos responderam muito bem, contaram histórias baseadas em memórias, principalmente do entorno da comunidade”, salienta Mig.

_____________

Texto de Camila Perecmanis e Camila Oliveira