Informes

Notícias

Os desafios na construção narrativa nos games

06/06/2023

Bernardo Sardinha é o Game Designer da empresa Limiar Studios, e a convite da professora Carolina Amaral, compartilhou com os alunos e alunas de Estudos de Mídia os desafios da criação de um bom game. Sardinha afirmou ser necessário focar em três pilares na hora da criação: trama, personagem e Lore. Além de ter um GDD (Game design document), organizado e altamente descritivo. 

 

O designer afirmou que o GDD é o documento criado pelo time desenvolvedor para organizar o jogo e não cometer nenhuma falha. Para isso, o documento deve ser constantemente atualizado e conter informações como, objetivos do jogador, elementos, modelos, regras do jogo, público alvo, estratégias de marketing, entre outros detalhes. Quando o jogo trabalhar com muita ênfase na história é necessário criar um documento extra apelidado de Game Story Bible, para evitar que o GDD fique confuso e sobrecarregado. 

 

“Um dos desafios é você apresentar a história sem interromper a ação durante o jogo. Às vezes você joga um filme, tem roteiro, contexto e trilha sonora. É necessário arte, técnica e design para criar um game”, completou Bernardo.

 

Sardinha afirmou que a trama do jogo deve responder perguntas básicas como quem, onde, quando e qual o objetivo. O personagem deve ter um passado, um papel na sociedade, um físico e psicológico. Já a Lore, sendo histórias secundárias que complementam a narrativa principal, não pode ser esquecida e necessita de um bom planejamento para encaixar e fazer sentido.

 

Bernardo Sardinha vai lançar seu primeiro jogo na empresa Limiar Studios, esse ano. Blackthorne Keep é um jogo de fantasia baseado em RPG, onde o personagem enfrenta inimigos para mudar o destino da família. 

Texto: Camila Perecmanis


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br