Tech Talks: Netflix, Spotify e PS Plus

06/06/2023

O coordenador do Núcleo de Tecnologia do Departamento de Comunicação (NuTec), na PUC-Rio, professor Marcelo Alves, explicou como o streaming e o binge watch surgiram com a criação da Netflix e mudaram o mercado audiovsual ao alterar a forma de consumo de conteúdos digitais. Marcelo também apresentou para os alunos de comunicação, as novas disciplinas sobre os diversos ramos da tecnologia, que serão ofertadas a partir do próximo semestre no currículo de Estudos de Mídia.

A Netflix e o Spotify transformaram o modo de consumo ao influenciar a criação de um novo mercado que oferece conteúdos ininterruptamente por um preço mensal. Daí surge o termo binge watch, traduzido como, “assistir tudo em uma tacada só”. Marcelo completou ao afirmar que a plataforma de streaming recomenda filmes baseados nos gostos pessoais criando um micro gênero para cada espectador.

“Não é à toa que a plataforma te recomenda e te faz assistir produções em sequência. Tudo lá é resultado de recomendação. Hoje são mais micros gêneros que séries, pois são 232 milhões de assinantes”, afirmou Marcelo.

No próximo semestre, matérias que abordam temas da indústria tecnológica como, inteligência artificial, streaming e plataformas digitais serão oferecidas para os alunos de Estudos de Mídia. Marcelo comentou sobre o perfil dos futuros alunos das novas disciplinas.

“ Eu acho que é bastante abrangente. Mas, sem dúvida, são alunos com interesse em conhecer qual é o impacto da tecnologia na comunicação. Não necessariamente desenvolver tecnologia, pois não é o foco do nosso curso de estudos de mídia. Mas fundamentalmente aplicar e compreender como isso impacta na produção, na prática, comunicacional”, concluiu o professor.

Marcelo vai retornar a K102 no próximo dia 06, às 17h para falar sobre o impacto do aplicativo TikTok, na transformação das mídias. A terceira e última palestra do TechTalks, vai discutir o declínio do modelo tradicional de redes sociais.

TechTalks - Ciclo de Formação de Estudos de Mídia:

13/6 - TikTok e declínio do modelo tradicional de redes sociais digitais 17h, sala K 102

Texto de Camila Perecmanis