Informes

Notícias

TechTalks reforça qualificação ao mercado impulsionado pela tecnologia

15/06/2023

As três palestras do TechTalks apontam para uma ligação cada vez mais intensa e extensa entre a comunicação e as tecnologias digitais. Debateram, em maio e junho,temas como a explosão do Chat GPT, a inteligência artificial, a expansão das plataformas de streaming, a ascensão do TikTok. Organizado pelo professor Marcelo Alves, coordenador do Nutec e da ênfase em Tecnologia da graduação em Estudos de Mídia, o TechTalks apresentou, aos estudantes de Comunicação, reflexões que serão abordadas em novas disciplinas, a partir do próximo semestre. (Assista às palestras no canal do Departamento de Comunicação no Youtube)

 “Foi bem legal. A gente fez essas palestras com temas vinculados às disciplinas que serão oferecidas. Foi um marco de aprendizado: o primeiro exercício que a gente cpm palestras de conhecimento mútuo. No próximo semestre, vamos fazer outra edição, focada em profissionais de mercado”, adianta Marcelo, em meio ao balanço positivo da iniatova. 

Serão oferecidas, a partir de 2023.2, disciplinas que abordam assuntos como indústria da comunicação e tecnologia. Tais abordagens, enfatiza Marcelo Alves, vão ao encontro de interesses crescentes dos alunos e alunas de Estudos de Mídia, alinhados à formação híbrida, plural, crítica, tecnológica: “São alunos interessados em conhecer os impactos da tecnologia na comunicação, em compreendê-los, experimentá-los e aplicá-los no desenvolvimento profissional".

Essas demandas estimularam o professor Marcelo Alves a organizar o Tech Talks, para refletir sobre as interfaces entre a tecnologia a comumicação. A série de três palestras debateu, por exemplo, a influência dos mecanismos de recomendação na formação dos gostos.

Na terceira, em 13 de junho, Marcelo abordou o crescimento do TikTok. Ele que considera o aplicativo "o mais relevante do mercado nos últimos 15 anos".  Segundo o professor, a inovação do design, a quebra da lógica de feed e o algoritmo que cria pequenos nichos, impulsionam a popularidade do Tik Tok, especialmente entre os jovens. O especialista ressalta a importâmcia de profissionais das diversas vertentes da comunicação e da produção audiovsual se adaptarem ao aplicativo. “Por exemplo, ainda falta estratégia nos jornalistas”, avalia. 

Marcelo finalizou o último encontro do TechTalks com um esclarecimento central sobre a natureza do Tik Tok: não é uma rede social, e sim uma plataforma de entretenimento: "Como não se propõe a construir uma interação entre os seguidores, não pode ser considerada uma mídia social". Ele acrescentou:

“O TikTok não demanda essa transposição de rede social, não demanda um modelo de rede social, nem uma entrega de conteúdo só para quem te segue e vice-versa”. 

O encontro anterior, no dia 30 de maio, mergulhou nas mudanças do mercado audiovisual derivadas do avanço das plataformas de streamings, principalmente Netflix e Spotify. O professor observou que o streaming desencadeia novos comportamentos de consumo, como o sintetizado no termo binge watch, que pode ser interpretado como “assistir tudo em uma tacada só”. 

Marcelo debateu com os estudantes o sistema de recomendação de filmes nas plataformas digitais contemporâneas, baseado nos gostos pessoais e na criação de microgêneros para cada espectador. “Não é à-toa que a plataforma te recomenda e te faz assistir produções em sequência. Tudo lá é resultado de recomendação. Hoje são mais microgêneros do que séries, pois há centenas de milhões de assinantes”, argumentou. 

Ja o Tech Talks de estreia, em 25 de abril, desmistificou a crença de que a inteligência artificial (IA) poderia substituir profissionais da comunicação. Também detalhou a explosão do Chat GPT. Eele pontuou, contudo, pontuou que a nova tecnologia implica desafios relacionados à produção e à distribuição de conteúdos online. (Veja a íntegra no YouTube do Departamento de Comunicação.)

Marcelo Alves exemplificou os impactos dos usos da IA na sociedade contemporânea, especialmente no setor da comunicação. Ele esmiuçou, em particular, o funcionamento do Chat GPT e alertou sobre ferramentas que utilizam a inteligência artificial para criar textos com conteúdo falso e dificultar a identificação de veracidade. (Assista à palestra Tech Talks: Ai e o processo midiático

O que vem por aí

O coordenador da ênfase em Tecnologia da graduação em Estudos de Mídia adianta que, no próximo semestre, as palestras do TechTalks serão centradas nas frentes de mercado impulsionadas pelas interfaces entre comunicação e tecnologia: 

Vamos trazer profissionais que vão detalhar como esse mercado crescente tem demandado e dependido de conhecimentos tecnológicos. O foco do próximo semestre vai ser tematizar o mercado de comunicação e tecnologia e mostrar as suas práticas". 

 _____________

Texto de Camila Perecmanis


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br