Padre Arnaldo Rodrigues é o novo assessor de imprensa da CNBB

27/06/1023

Padre Arnaldo Rodrigues da Silva é o novo assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Convidado por Dom Ricardo Hoepes, secretário-geral da CNBB, o sacertode  assumirá o cargo a partir de agosto, conciciando-o com as aulas ministradas no Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Vigário episcopal para a Comunicação Social na Arquidiocese do Rio, doutor em Comunicação Social pela Universidade pública La Sapienza-Roma, padre Arnaldo Rodrigues assinala a gratificação, a responsabilidade e as opurtinidades embutidas na nova função:

"Do ponto de vista pessoal, é uma grande oportunidade. Não só de exercer a nova função, mas de aprender, e de estar a serviço de uma das maiores instituições religiosas do mundo. Eu me sinto contente e privilegiado de ter sido convidado para exercer um pouco daquilo que aprendi, do aprofundamento na área da comunicação institucional que a própria Igreja me proporcionou", alegra-se padre Arnaldo Rodrigues, nomeado, no ano passado, Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio. Ele completa:

"Do ponto de vista institucional, é uma oportunidade de representar a Igreja no Brasil, a Arquidiocese do Rio e a PUC-Rio, servindo a CNBB por meio dessas duas instituições às quais continuo vinculado".

Ao se integrar à assessoria de comunicação da Conferência Episcopal brasileira, a maior do mundo, ele pretende reforçar a aplicação dos saberes acumulados na formação e na trajetória acadêmicas (ao doutorado, somam-se pós-doutorado em Semiótica, pela PUC de São Paulo; mestrado em Comunicação Institucional, pela Universidade Santa Croce-Roma; e a graduiação em Gestão e Marketing, Filosofia e Teologia) em reflexões sociais relevantes promovidas pela CNBB:

"Uma instituição como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tem o desafio, entre outros, de dar respostas equilibradas, moderadas, a situações atuais, nos âmbitos sociais, pastorais, tecnológicos, um diálogo constante com a sociedade. A CNBB cumpre o desafio de ser uma palavra social relevante, como todas as instituições que têm o direito e o dever de participar das reflexões em torno do que favorece e dignifica a condição humana e a sociedade. Sendo assim, espero agregar aquilo que aprendi sobre comunicação institucional, com o incentivo da Igreja, aos trabalhos integrados da assessoria de comunicação e da comissão de comunicação da CNBB".

A assessoria de comunicação, explica padre Arnaldo Rodrigues, contempla a presidência da CNBB, que representa a Confederação Episcopal como um todo, e as comissões que compõem a instituição. Ele vai conciliar a nova função com as aulas ministradas de Assessoria de Comunicação na PUC-Rio. Padre Arnaldo acredita, assim, que os laços com a Universidade ficarão ainda mais estreitos:

"Creio que a PUC-Rio e, sobretudo, o Departamento de Comunicação articulam uma colaboração estreita com reflexões envolvendo profissionais que trabalham no Departemento. Por isso, agradeço ao Reitor da Universidade, padre Anderson Antonio Pedroso, e à diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano. Neste sentido, sempre que houver demanda para uma resposta da assessoria de comunicação da CNBB ou uma resposta proativa da assessoria, podemos recorrer a profissionais do Departamento que ajudem em reflexões importantes. Essas colaborações podem se estender aos demais cursos da Universidade, reforçando uma base de apoio a reflexões para a sociedade atual. A minha permanência como professor de Assessoria de Comunição, conciliando essas duas realidades, torna o trabalho ainda mais concreto, tanto na Conferência quanto na Universidade".

Animado com os novos horizontes, padre Arnaldo Rodrigues da Silva conta como nasceu o convite para assumir a assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil:

"O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepes, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasilia, pediu autorização ao Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que, numa consciência de serviço à Igreja, prontamente me liberou e me orientou a entrar em contato com Dom Ricardo. Ele formalizou o convite e me explicou um pouco como seria essa função dentro da Conferência Episcopal. Tudo resolvido, aceitei então, com muita honra e muita alegria, o convite de colaborar com a assessoria de comunicação da CNBB".