Alunos da PUC-Rio têm filmes reconhecidos em âmbito nacional e internacional.

27/06/2023

Os curtas-metragens "Trocando de Pele" e "(des)conhecidos", dirigidos pelos estudantes de Cinema da PUC-Rio Willy Johny e Adriano Monteiro, respectivamente, ganharam reconhecimento nacional e internacional. Vencedor dos prêmios de melhor curta nacional, pelo júri popular, e melhor desenho de som, pelo júri técnico, na 46° edição do Festival Guarnicê, um dos mais tradicionais do país, Willy Johny agora concorre também a melhor curta no Student World Impact Film Festival (SWIFF). Já o curta de Monteiro foi exibido, em junho, na 18° edição CineOP-Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Em "(des)conhecidos", Monteiro identifica, em fitas VHS gravadas durante sua infância, pessoas cujo paradeiro ele desconhecia, mas o ajudaram a construir aquala fase da vida. ”Fui buscando essas pessoas que eu não conheço, mas que, de certa forma, moldaram a minha infância", conta o jovem diretor.

Já ”Trocando de pele" constitui um filme de ficção científica, que foca na temática antirracista. No drama, um aluno é coagido pelos colegas de faculdade a participar de testes para um novo produto que embranquece a pele. Ele não sabia a finalidade do experimento. Willy ressalta o viés antirracista, que pretende estender a todas as suas obras:

“O filme nasce a partir do desejo de falar sobre essa ferida aberta das pessoas da sociedade brasileira, que é o racismo. A narrativa se desenvolve a partir do viés da negação dos corpos pretos em ambientes de poder, de elite e ambientes historicamente negados aos povos pretos”.

As ideias dos curtas, lembram os alunos, surgiram durante disciplinas do curso de Cinema na PUC-Rio. Willy Johny recorda que as aulas o estimularam e o orientaram na produção. Monteiro efetivou o projeto a partir das aulas de direção e montagem.

O Festival de cinema Guarnicê, promovido pela Universidade Federal do Maranhão, é o mais longevo do país. Em 2023, a 46° edição do festival foi sediada em São Luís, capital do Maranhão. Willy Johny ressalta que as paticipações nos festivais e as premiações foram "muito especiais", ainda mais pela "representatividade de ser maranhense". "Trocando de Pele" também está concorrendo ao Student World Impact Film Festival. O festival tem como principal objetivo incluir causas de aceitação cultural e possibilitar o reconhecimento de jovens produtores historicamente marginalizados:

“Eu me sinto muito feliz, muito realizado, por estar concorrendo nessa categoria em um festival estudantil de renome internacional. Ter o meu filme selecionado e agora indicado para melhor filme é super gratificante. A ideia do filme é essa: a gente colocar no mundo para que as pessoas recebam a mensagem”, destaca Willy.

A 18° edição CineOP- Mostra de Cinema de Ouro Preto alinha-se à preservação audiovisual e ao tratamento do cinema como patrimônio. A mostra reúne filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminário, debates, oficinas, mostrinha de cinema, e atrações artísticas. Adriano diz que a seleção representa "uma estreia em grande estilo que o filme sempre mereceu".

­­­­­­­­______________________________

Texto de Camila Oliveira e Camila Perecmanis