Bate-papo com a diretora do curta "Bambambã"

05/05/2023

A convite do professor Eduardo Miranda, a diretora de "Bambambã", Andréa França, vai exibir o documentário e conversar com os alunos de Iniciação à Pesquisa na próxima terça-feira (9), às 13h, na sala K 102. Exibido no 28º Festival Internacional de Documentação "É Tudo Verdade", o curta conta com pesquisa da também professora do Departamento de Comunicação Patrícia Machado.

Patrícia e Andréa vão contar bastidores da produção e debater questões como a linguagem documental. Em "Bambambã", um cinegrafista viaja para a capital fluminense e filma a festa da exposição do Centenário da Independência, em 1922.  Enquanto isso, dois fotógrafos registram o avesso assustado desta celebração. O filme caminha por imagens da confraternização pomposa e da demolição geral. Conjuga transitoriedade e permanência. O filme promove um debate entre memória, história e linguagem.