Aula espetáculo marca o encerramento do período

11/08/2023

Texto: Joana Macedo

A maneira encontrada por Sérgio Mota para se despedir das turmas no final do período foi através da produção de uma aula espetáculo aberta ao público. O professor, que construiu um cenário interativo para sua performance, homenageou o poeta Carlos Drummond de Andrade, projetou outras interpretações de seus poemas e ainda personalizou uma lista de músicas para compor o ambiente.

A relação de admiração por Drummond é de longa data, e Sérgio incorpora seus textos no conteúdo em suas turmas de cinema e literatura brasileira, apesar de advogar pela relevância dos textos em todas as áreas. Para ele, traduzir os versos de uma das maiores referências literárias nacionais é, de certa forma, aproximar o autor e a nova geração de maneira orgânica. Encenar os poemas, e passar interativamente os sentimentos dos diferentes eu líricos, trouxe uma perspectiva mais dinâmica, e marcou o fechamento das matérias abordadas durante o semestre de uma forma mais descontraída após o período das provas finais.