Recepção aos calouros destaca formação híbrida e oportunidades de estágios

14/08/2023

Marcado por curiosidade e ansiedade, o “Meu Primeiro Dia na PUC” recepcionou cerca de 200 calouros neste semestre (2023.2), na sexta-feira passada, 11 de agosto. Depois das boas-vindas do Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., os novos alunos e alunas da Comunicação foram acolhidos pela diretora do Departamento, Tatiana Siciliano, pelo coordenador de Jornalismo, Leonel Aguiar, e os coordenadores-adjuntos, Itala Maduel e Mauro Silveira, pela coordenadora de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, e as coordenadoras-adjuntas, Alessandra Cruz e Luciana Pereira. Os estudantes receberam orientações sobre os cursos de graduação e outras informações importantes para facilitar e enriquecer a trajetória na Universidade. As apresentações do Coral da PUC e da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, nos pilotis, fecharam a programação.

Na conversa com os calouros, Tatiana Siciliano destacou algumas das vantagens de se estudar na PUC-Rio:

“Vocês têm uma universidade que é toda concentrada em um campus só. Isso é raro. Então, se vocês quiserem fazer uma aula de psicologia, por exemplo, é só atravessar a rua. Se quiserem pegar umas matérias de Direito, vão no (prédio) Frings. Vocês podem escolher algumas matérias eletivas de fora do Departamento”.

Alinhada à interdisciplinaridade promovida pelo Departamento, a conjugação entre teoria, prática, experimantaçãõo também potencializa uma formação híbrida em compasso com as transformações da sociedade e do mercado. A caloura de Jornalismo Alicia Souza acrescenta:

“O curso é tradicional, muito conhecido. Vários profissionais importantes passaram por aqui, como a jornalista Glória Maria. Isso ajuda a abrir oportunidades, e dá um brilho nos olhos de quem estuda aqui".

O coordenador de Jornalismo, Leonel Aguiar, ressaltou, aos calouros, a importância de manter a responsabilidade nos percursos universitários. Já a ingressar coordenadora de Estudos de Mídia, Claudia Pereira, enfatizou as oportunidades de estágio oferecidas no Departamento, como na Agência.com, nos laboratórios de edição de vídeo e texto e no Projeto Comunicar. Ela salientou ainda a chance de párticipar de monitoria e grupos de pesquisa científica.

Texto de Camila Perecmanis e Camila Oliveira