Rede integrada de serviços expande experiência e qualificação na Universidade

A PUC-Rio oferece uma divertsidade de opções para os alunos expandirem a experiência acadêmica e irrigarem os planos de vida pessoal e profissional. Alinhado ao pendor muldisciplinar, com uma integração crescente entre departamentos e núcleos da Universidade, este repertório dispõe desde, por exemplo, uma vasta biblioteca, potencializada pelos recursos digitais, e uma rede de intercâmbios com instituições de ensino estrangeiras até o instituto Gênesis, considerado uma das principais encubadoras do mundo, e o Equilíbrio, programa de comunitário da promoção da vida e do bem-estar.

O variado cardápio incli também a Rede de Apoio aos Estudantes (RAE). Formada por cinco núcleos, a RAE presta um atendimento multidisciplinar aos alunos. Contempla, de forma integrada, demandas acadêmicos, de leitura e escrita, psicopedagógicas, de orientação profissional, psicológicas e associadas a necessidades especiais.

Os estudantes também são atendidos pela Central de Estágios (CCESP), que promove a articulação entre os universitários e o mercado. A CCESP estabelece convênios, com instituições públicas e privadas, de maneira a intermediar as relações de estágio curricular e extracurricular dos alunos da PUC-Rio. São efetivados os termos de compromissos, relatórios e planos de estágio, bem como ações que agreguem ao histórico profissional do estagiário.

A Central de Estágios mantém uma rica base de dados das empresas, das instituições conveniadas e dos alunos, o que inclui um banco de currículos. Assim, propicia aos estudantes da PUC-Rio uma ampla, ágil e atualizada interface com o mercado de trabalho.