Em um cenário de intensas transformações tecnológicas e midiáticas, a graduação em Estudos de Mídia atende às novas demandas socioeconômicas e padrões internacionais relacionados ao ensino e à prática na área comunicacional. O curso incorpora os campos da Publicidade e Comunicação Corporativa e do Cinema e Audiovisual à Tecnologia. Assim integra conhecimentos, reflexões e dinâmicas voltados à formação de profissionais polivalentes, com domínio das múltiplas linguagens e formatos midiáticos, abertos à experimentação inovadora e qualificados para contemplar as mudanças dos modelos de produção e de negócios decorrentes das tecnologias digitais.
A formação plural e empreendedora dos Estudos de Mídia impulsiona um vasto repertório de possibilidades de carreira. Envolve desde, por exemplo, produção audiovisual no sistema broadcasting até consultoria em Comunicação e Marketing para agências e empresas privadas, públicas e do Terceiro Setor. O egresso de Estudos de Mídia também pode atuar, entre diversas opções profissionais, como planner, roteirista, documentarista, produtor, diretor de ficção, crítico, especialista em publicidade audiovisual, analista de mídias sociais etc.
Nessa graduação, a trajetória profissional é construída a partir de uma grade curricular maleável, que reúne poucas disciplinas obrigatórias e várias optativas, estruturadas ao longo de ciclos. Assim cada aluno escolhe as disciplinas que irá cursar conforme o percurso projetado e a ênfase escolhida. Para traçar o seu trilho acadêmico/profissional, os estudantes contam com o suporte de professores-orientadores ao longo de todo o seu percurso na universidade.
Trata-se, portanto, de um curso centrado em inovação, criatividade e gestão, dedicado a formar um profissional inventivo, aberto à experimentação, qualificado para as demandas e oportunidades derivadas da reconfiguração midiática e capaz de gerir a carreira de forma autônoma.
Flexibilidade e padrão internacional
A estrutura híbrida da graduação em Estudos de Mídia provê a capacitação de profissionais versáteis, permeáveis a outras áreas do conhecimento – como informática, direito, marketing –, com amplo domínio da linguagem narrativa e das ferramentas tecnológicas. Ao mesmo tempo em que a flexibilidade na montagem da grade se ajusta às trajetórias profissionais traçadas pelos estudantes, é mantido o compromisso com a fundamentação teórica e a formação humanística e ética, tradicionais valores da PUC-Rio. O objetivo é a formação de um profissional com conhecimento plural e integrado no campo da Comunicação e com o domínio de diferentes mídias – das tradicionais às gestadas pelas novas tecnologias – e de múltiplas linguagens e formatos.
Condizente aos padrões internacionais da qualificação em Mídia, este modelo curricular é adotado em universidades estrangeiras de primeira linha, como University of California (Berkley), University of Amsterdam, University of Southern California, University of Brighton, City, University of London, entre outras. No Brasil, a Universidade Federal Fluminense (UFF) é pioneira nessa graduação. Esse alinhamento facilita a internacionalização do Departamento e o intercâmbio de estudantes dos nossos cursos, inclusive em relação a projetos de dupla-diplomação.
O curso também capacita o egresso para atuar em um campo mais complexo, com processos de produção, distribuição e consumo remodelados pelas tecnologias digitais. E evoca, assim, o conceito Media Studies – consolidado em diversos países como um campo de pesquisa e ensino numa perspectiva interdisciplinar. Um campo cujas dinâmicas e reflexões gravitam em torno dos meios de comunicação.
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